quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Preparativos

Kit anti-malária

Esses dias recebi o kit acima, que vem com dois repelentes "extremos" (um pra roupa e uma pra pele), um protetor solar fator 58, alguns saquinhos de alcóol para esterilização, um mosquiteiro e uma silver tape (pra prender o mosquiteiro no teto). Malária é um problema sério na faixa do Sael (onde está inserida parte da Guiné), e toda precaução é pouca. É uma doença que não tem vacina, e é transmitida por um mosquito vetor que está espalhado por praticamente toda a África subsaariana. A melhor maneira de prevenir a doença é evitar o maldito mosquito, usando muito repelente e sempre dormindo com o mosquiteiro. Vide mapa do cordão do malária abaixo:



Outro detalhe importante foi resolvido hoje: o visto. Demorou cerca de 24h para conseguí-lo. Bastou mandar uma cópia do meu passaporte por e-mail, e em 1 dia voltou um papel assinado pelo Polícia Nacional da Guiné com o visto...também por e-mail:

Visto "expresso", depois dizem que as coisas na África são lentas

Já me alertaram que o carimbo do visto ao chegar na Guiné tem um procedimento um pouco heterodoxo: no aeroporto você deixa o passaporte com uma pessoa e vai pro hotel... algumas horas depois essa pessoa aparece com o seu passaporte milagrosamente carimbado com o visto. Vai ser interessante ficar algumas horas na Guiné sem documentação e sem saber se vai ver algum dia meu passaporte de volta, especialmente em um país onde o Brasil não tem embaixada ou consulado.

De um jeito ou de outro, minha ida à Guiné deve ocorrer no dia 08 de janeiro 2011, a confirmar. Só falta arrumar a mala e decolar!

Um comentário:

  1. Ah, agora vi o post sobre o visto. Nossa, que estranho mesmo! Como foi o desenrolar dessa história? Voltaram com seu passaporte mesmo? heheh

    ResponderExcluir