sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Democracia = confusão

Ontem saiu o resultado da Corte Suprema da Guiné, que confirmou o resultado provisório das eleições presidenciais. O novo presidente será Alpha Condé, eleito democraticamente depois de 52 anos de ditaduras.

Agora é defintivo, esse cara aí é o novo presidente da Guiné


Nos últimos dias várias pessoas, principalmente mulheres e crianças fugiram da capital Conakry para o interior com medo de uma onda de violência após o resultado definitivo revelado pela Corte Suprema. Entretanto, desde os resultados definitivos de ontem, não houve sinais de problemas já que o país está sob estado de emergência, o que significa entre outras coisas toque de recolher à noite.  As fronteiras marítimas e terrestres ainda estão fechadas, mas todas essas medidas devem ser retiradas progressivamente nos próximos dias ou semanas até que a poeira abaixe.

Enquanto a Guiné volta ao normal aos poucos (depois de meio século), o país vizinho Costa do Marfim começa sua própria confusão. Lá também estão elegendo seu presidente, e o resultado do segundo turno foi divulgado ontem, dando 54% ao candidato Ouattara, vencendo então seu concorrente Gbagbo. Entretanto o resultado está sendo contestado com o pretexto de que a Comissão Eleitoral atrasou em um dia a divulgação dos números, o que burocraticamente invalidaria o papel da comissão. Oito pessoas já morreram esta semana por conflitos entre partidários dos dois candidatos. O Conselho Constitucional acaba de confirmar a invalidade do resultado divulgado e também mandou fechar todas as fronteiras e cortou todos os canais de rádio e televisão internacionais. O clima é tenso e ninguém sabe o que vai acontecer nos próximos dias.

AFP PHOTO/ SIA KAMBOU
Agitação em Abidjan, capital da Costa do Marfim

 Assim como aconteceu na Guiné e está acontecendo na Costa do Marfim agora, na África os resultados de eleições nunca são aceitos sem alguma confusão e alguma violência, via de regra.

Mais notícias fresquinhas vão sair ao longo da semana...
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário