sábado, 4 de dezembro de 2010

Costa do Marfim: o presidente com o mandato mais curto do mundo


Outtara, o presidente eleito quinta-feira e Gbagbo, o presidente atual reeleito na sexta-feira


Depois de ter simplesmente anulado o resultado oficial das eleições presidenciais na Costa do Marfim, o atual presidente e candidato à reeleição Gbagbo apresentou, um dia após esse cancelamento, um novo resultado que o faz vencedor. O primeiro resultado oficial ele perdia de 54% a 46%, mas com esse novo resultado no dia seguinte ele leva 51%. Altamente suspeito.

O clima está super tenso no país e a comunidade internacional está extremamente preocupada. A Costa do Marfim tem violência e conturbações políticas sérias desde 2000, quando o atual presidente foi eleito. Nessa década houve golpes de estado, rebeldes que dividiram o país em dois, tropas da ONU com soldados franceses (que estavam lá pra ajudar, mas acabaram sendo atacados pelo próprio governo, o que os fez revidar e sair do país), massacres por parte do governo, valas comuns com centenas de corpos encontrados, estado de exceção, e otras cositas más que se possa imaginar no quesito caos. 

Ambos os candidatos vencedores, um na quinta-feira (Ouattara) e o outro da sexta-feira (Gbagbo, atual presidente) fizeram juramentos de posse e todas as pompas de um presidente eleito. O detalhe é que no momento há dois presidentes e um só país, recheado de muitas suspeitas a respeito do 2º resultado e salpicado com uma história de violência recente. Uma perfeita receita de bolo chamado guerra civil.  
Ainda não há quem se ofereceu a articular uma saída pro impasse, o país está em estado de exceção, com fronteiras fechadas, toque de recolher e censura à mídia internacional. 

A Costa do Marfim é uma das principais economias da região e sua capital Abidjan é uma das mais modernas e cosmopolitas da África. É surreal ver isso acontecendo. 

Vamos ver onde essa novela vai dar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário