terça-feira, 16 de novembro de 2010

Resultado das eleições na Guiné

Presidente eleito ontem - Alpha Condé - 1o. presidente democraticamente eleito na história da Guiné

Video da France24 sobre o resultado da eleição de ontem (o vídeo está em Francês, mas quem não entender vai pelo menos pegar o espírito da coisa)


Ontem saiu o resultado do 2º turno da eleição presidencial na Guiné: Vitória de Alpha Condé. 

Tendo que no 1º turno ele obteve apenas 18% dos votos, os 52% que obteve agora no 2º turno significa uma verdadeira reviravolta. Seu adversário Celloun Diallo obteve 52% no 1º turno teve 47% agora. Ainda há tensão nas regiões de “curral eleitoral”  de Celloun Diallo, as pessoas estão com medo de sair de casa, e houve casos de violência ao redor do país. A tensão se dá principalmente pela volátil combinação partido político e grupo étnico. O candidato perdedor, Diallo, é da etnia Peuls que corresponde a cerca de 30% da população e são a maioria da elite. Já Alpha Condé é da etnia Malinké (leia-se malanquê), que representa cerca de 23 % da população. A 3ª maior etnia é a Soussou que representa 10%. O restante é composto por uma série de etnias de menor representação. 

Etnia é assunto sério na África e já foi combustível pra muitos massacres e guerras recentes, vide Rwanda em 1994, Darfour no Sudão em 2009 (até hoje) e Norte Kivu na República Democrática do Congo hoje em dia ,entre outros. 

O discurso do novo presidente Alpha Condé é o de “governar para todos”, independente de etnias. Lendo sobre o seu passado não é difícil de acreditar no que diz. Foi exilado por mais de 20 anos em 5 diferentes países, foi líder comunista negro na França, foi condenado à morte por Sékou Touré e lutou sempre contra as ditaduras guineenses ao longo dos últimos 40 anos. Tem 72 anos de idade e uma biografia admirável de uma pessoa que conseguiu, depois de muitos anos de luta pró-democracia, chegar ao cargo máximo de seu país, quando muitos desistiram no meio do caminho. Vou procurar sua biografia pra comprar, caso haja um livro publicado, deve ser muito interessante. Por essas razões o mundo está vendo com bons olhos a sua eleição. Ele é muito respeitado na Guiné e fora dela. 

Acontece que ainda há muita tensão no ar e, por mais bem intencionado que seja o novo presidente, muitas pessoas da etnia Peul não aceitaram a vitória surpreendente de seu adversário, alegando fraudes e irregularidades. 

A estabilidade do país vai depender muito de como as reações vão se desenrolar nos próximos dias . De toda forma a Guiné entra numa nova fase depois desse dia histórico, o dia em que foi democraticamente eleito seu presidente, pela pirmeira vez.

Um comentário: