segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Introdução à Conakry

Península de Kaloum



 Foto aérea de Conakry


Conakry (em portugûes Conacri) é a capital da Guiné e possui uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes. A cidade fica em uma península estreita no oceano Atlântico. Possui um aeroporto internacional e o principal porto do país. Há um estádio de futebol principal chamado "28 de setembro", o mesmo do massacre. Também há uma das maiores mesquitas da África que foi doada pela Arábia Saudita (90% da população da Guiné é muçulmana).

Também há o Palais des Nations que foi construído em 1978 junto com mais 50 casas de luxo para receber a conferência da Organização da Unidade Africana (OUA). A morte do presidente Sékou Touré em 1984 fez com que a conferência fosse anulada, sendo que USD 62 milhões tenham sido jogados no lixo. Este mega palácio foi destruído em 1996 por militares dissidentes, permancendo em ruínas até hoje. As 50 mansões construídas são hoje usadas por membros do governo e orhganizações internacionais. Creio que deve ser uma das grandes atrações ao meu ver. 

Perto dali existe a île de Los, um complexo de ilhas que possui praias bonitas e uma infraestrutura de hotéis. Parece ser um lugar ideal pra relaxar um pouco depois de uma semana de estresse. 

Há em Conakry vários mercados populares famosos por seus artesanatos, tecidos, instrumentos musicais e trombadinhas. 

Pelo que andei pesquisando existe até mesmo um bar de jazz que toca o estilo musical de quarta à domingo, esse eu vou ter que conferir. 

Também há uma escola de acrobacias famosa no mundo todo, que recruta os meninos de rua e ensina diariamente artes acobráticas e de circo, geralmente ao ar livre, na praia. Para quem gosta de fotografar , como eu, deve ser um prato cheio. Essa escola também dá aula pra quem se interessar... quem sabe eu não pego umas aulinhas? :-P

Claro que ao chegar lá tudo vai ser bem diferente do que os guias de viagem e o Goolge me mostram, mas já tenho uma noção razoável do que esperar. 

É uma cidade paupérrima mas segura, segundo os guias. Das cidades grandes africanas é uma das mais pacíficas. Os relatos de problemas estão geralmente relacionados ao soldados do exército e seus subornos aleatórios e intimidantes do que com roubos, assaltos, trombadinhas e etc... Ou seja, melhor ficar atento ao ver um guarda, principalmente à noite nos "checkpoints", quando estão bêbados. Bom deixar sempre um dinheiro reservado para o "cafézinho" dos soldados.

Tudo isso são especulações, ainda não cheguei lá. Não sei ainda em que bairro vou morar, nem onde fica a sede da empresa. Só sei mesmo que vou em janeiro 2011 e que vou morar em Conakry e não no interior.

Em breve eu começo a arrumar a mala...

Um comentário:

  1. Que legal essas informacoes!Pois estou decidindo se vou ou nao morar em Conakry por 3 anos.O que nao é tarefa facil,ja que vou ter que abdicar da minha casa e bichos pra mergulhar no desconhecido...O que o amor faz com a gente!RS...
    Valeu!

    ResponderExcluir