quinta-feira, 7 de abril de 2011

Crise de Identidade


Antes de qualquer coisa, as razões do sumiço: o tempo anda contado por aqui. Muito trabalho, algumas cervejas e, portanto, pouco tempo sobrando pra escrever. Vide quanto tempo não escrevo nada. Mas tendo em vista o clamor popular por mais posts, resolvi voltar à ativa. Vou tentar escrever com mais frequência. 

Nos últimos dois meses já deu pra desbravar um pouco mais de Conakry e seus arredores. Alguns restaurantes novos, um ou dois lugares pra sair e uma ilha que fica à uma hora de barco de Conakry, chamada ilha de Lôs. Na verdade é um conjunto de ilhas com esse nome. Numa outra ocasião falo mais sobre elas. Também já tenho acesso a uma academia, que vai servir bem pra aliviar o “stress”.
Passada a breve (re)introdução, vamos ao que interessa. 

Bom, agora eu tenho uma “identificação” local, uma carta de séjour, mais ou menos como uma carteira de identidade para estrangeiros. Ela tem alguns detalhes interessantes, e pode ser “útil” numa ocasional e provável blitz policial. 

 Minha nova Identidade, "infalsificável"

Como é possível perceber, o tal documento tem um formato bastante inconveniente. Não cabe em nenhuma carteira e em nenhum bolso. Parece mais um daqueles crachás de eventos, que as pessoas usam penduradas ao pescoço. Talvez seja essa a intenção do criador dessa identidade, mas a moda ainda não pegou, ainda não vi nenhum estrangeiro usando essa identidade pendurada. Além de que não seria muito elegante, eu diria. De toda forma, isso não necessário, pois diferenciar um local de alguém de fora não é nada difícil por aqui. 

Outra característica curiosa do documento é que ele tão facilmente falsificável (não tem marca d’água, nem selo e etc.) que chego a pensar se o meu mesmo já não é uma cópia. Talvez o original tenha ficado com alguém do Ministério da Segurança como souvenir. Um MsWord, uma impressora colorida e meia hora são os recursos suficientes pra fabricar essa identidade. Alguém quer uma?

Pra finalizar com chave de ouro, minha profissão e endereço estão errados. Concluindo, uma obra prima essa carta de séjour! (sendo justo, pelo menos acertaram meu nome inteiro!)

Bom, pelo menos é o documento provisório, quando chegar o definitivo farei um comparativo.

Até lá fico me decidindo qual versão da minha profissão e endereço eu acho mais legal (a verdadeira ou a do documento), pra explicar pra próxima “ôtoridade” que me pedir a identidade.

2 comentários:

  1. Fico feliz que você resolveu atender ao apelo dos seus seguidores! beijinhos
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Nosso que bom que você voltou a escrever. Só não recebi comunicado de novo post. Por acaso, recebi comunicado de um comentário de alguém no primeiro post de eu havia comentado. Aí voltei aqui para ver as novidades....Esse crachá-identidade tá mais para um out door hein? Bjs

    ResponderExcluir